jusbrasil.com.br
18 de Agosto de 2019

Afinal, o que é aposentadoria e como solicitar?

Everton Moraes, Administrador
Publicado por Everton Moraes
há 6 anos

afinal o que e aposentadoria e como solicitar andre mansur Afinal o que e aposentadoria e como solicitar

A aposentadoria é um momento único na vida das pessoas e deve ser considerada como uma transição, não como uma crise. São anos e anos de trabalho árduo e dedicação à vida profissional. Daí, restam apenas as dúvidas: o que fazer? Como usarei meu tempo a partir de agora? Quais são os desejos que enfim posso realizar?

A aposentadoria deve se dar de uma forma leve e tranquila, mas deve, sobretudo, ser planejada com bastante antecedência e organização. Um primeiro passo nesse sentido é buscar o maior número possível de informações.

O que vem a ser aposentadoria?

Quando pensamos em um aposentado vem sempre em nossa mente imagens de pessoas bem velhinhas. Porém, embora a aposentadoria esteja na maioria das vezes ligada à idade, nem sempre vai depender disso. Um pessoa que sofreu um acidente ou desenvolveu uma doença grave, por exemplo, não irá depender de idade para solicitar o seu benefício (aposentadoria por invalidez). A propósito, há vários outros tipos de aposentadoria, sobre os quais informaremos detatalhadamente nos posts futuros.

Agora que você já sabe que nem só os idosos se aposentam, vamos ao ponto: o que é a aposentadoria? A aposentadoria é, de uma forma geral, o afastamento remunerado. É um benefício concedido àqueles que preencherem um dos seguintes requisitos:

  • contribuíram para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pelo tempo descrito nas regras;
  • têm a idade mínima estipulada;
  • por motivos diversos, não apresentam condições para trabalhar.

O início da aposentadoria se dará a partir da extinção do vínculo com a empresa, quando requerida até 90 dias após o desligamento. Caso o contrário, terá início a partir da entrada do requerimento. O benefício é encerrado quando ocorre a morte do segurado, devendo ser suspenso. Após o óbito, os familiares não podem realizar saques, salvo casos em que os valores residuais são repassados a dependentes, mediante a concessão de pensão por morte, ou a herdeiros. Saques feitos indevidamente terão que ser ressarcidos.

Se o segurado, por motivos diversos, se encontra impossibilidado de cuidar da sua aposentadoria, deverá eleger alguém para fazê-lo, mediante procuração. Veja as informações a respeito de procuração, referente a benefícios neste endereço: http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/404.

Como solicitar – agendamento de atendimento na Previdência Social

Para solicitar qualquer tipo de aposentadoria, primeiramente, é preciso agendar um horário através do telefone 135 ou, para agendamento eletrônico, através do endereçohttp://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view.

6 dicas para planejar uma aposentadoria mais satisfatória:

1- O que mais se ouve falar é que a previdência pública gera uma renda baixa. Portanto, se você

quer complementar essa renda, faça uma poupança em sua conta bancária ao longo da sua vida:
  • a partir dos 25 anos – deposite 10% da sua renda;
  • até os 35 anos – deposite 20% da sua renda;
  • até os 45 anos – deposite 30% da sua renda;
  • até os 55 anos – deposite 40% da sua renda
  • depois dos 55 anos – deposite 50% da sua renda.

2- Já pensou em qual valor você gostaria de receber na sua aposentadoria? Se ainda não pensou, faça isso. Se já pensou, busque formas de alcançar isso a longo prazo.

3- Caso fique desempregado, saiba que existe uma forma de continuar contribuindo para a Previdência, como contibuinte individual.

4- Se tem alguma contribuição pendente, retire o seu extrato de contribuições (isso pode ser feito online), veja qual é a pendência e pague-a. Busque o posto da previdência mais próximo e pegue informações de como fazer isso.

5- Você também pode procurar por programas de aposentadoria privada que algumas empresas oferecem.

6- Se aposentar não é sinônimo de ficar parado. Essa é uma nova etapa da vida. Portanto, aproveite para fazer coisas novas: faça viagens, cursos, faculdades e bote em prática certos projetos que outrora eram inviáveis.

Há vários tipos de aposentadoria

Você já sabe o que é a aposentadoria, como solicitá-la e conferiu dicas de como planejar uma boa aposentadoria. Mas, quais pessoas têm o direito de se aposentar? E como isso se dá? Isso vai depender do tipo de aposentadoria na qual a pessoa se enquadra, ou escolhe. E cada tipo de aposentadoria possui regras específicas, que e se encaixam em certos perfis.

Quais são esses tipos de aposentadoria? Bom, esse é um assunto para outras sessões. Acompanhe nos nossos próximos posts todas as informações que você precisa saber sobre os tipos de aposentadoria.

Texto de Daysi Pacheco

Fonte: http://www.andremansur.com.br/cronicaseartigos/afinaloqueeaposentadoriaecomo-solicitar/

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótimo artigo...Parabéns! continuar lendo

Boas informações, e é animador que o Instituto esteja indo aos poucos se aperfeiçoando, apesar das notícias que aconteçem sobre desvios, utilizei o 135 e consegui agendar um dia para levantamento do tempo de contribuição, fui bem atendido em uma agência, lá existe um sistema de informática, que parece funcionar, mas, por culpa de 02 grandes empresas e uma pequena que ñ comunicaram o meu desligamento, ñ consegui êxito na minha ida, mas, sou otimista e que o Instituto está tentando se aperfeiçoar. continuar lendo

aguardo prox. post......quero saber sobre a idade mínima.....valew continuar lendo

Everton, muito interessante o seu post. Gostaria de saber se o direito à aposentadoria caduca? Melhor explicando: imaginemos alguém que contribuiu durante 30 anos para a previdência e depois parou de recolher. Isto há vinte anos atrás. Essa pessoa ainda tem o direito de pedir a aposentadoria por tempo de serviço? continuar lendo